Atualizado há 9 meses
Nesse artigo trataremos de um assunto que poucos gostam. Talvez por terem traumas de estatística nas aulas de matemática onde os exemplos eram sempre os mesmos e que não fazia sentido ou não nos era mostrado utilidade para aquilo.
Aqui vamos mostrar como isso pode ser útil para nós traders, a correlação.
Todos os instrumentos financeiros tem uma correlação, seja por serem do mesmo tipo ou de tipos totalmente diferentes. Por exemplo: IBOVESPA e Dow Jones são índices de ações portanto, são do mesmo tipo. IBOVESPA e dólar futuro (mini dólar): o primeiro é um índice de ações e o segundo um derivativo.
Ok... mas o que isso tem haver com correlação?
Vamos primeiro comparar o IBOVESPA e o Dow Jones.
Por serem do mesmo tipo, espera-se que quando suba o Dow Jones o outro também suba. Assim, podemos dizer que há uma correlação direta/positiva entre eles pois ambos tendem a se movimentar no mesmo sentido.
Vamos observar isso na imagem abaixo:
Agora, vamos comparar o IBOVESPA com o dólar futuro (mini dólar).
Por serem tipos diferentes, espera-se que a correlação entre eles seja diferente em comparação com o exemplo anterior.
Vamos observar como eles se comportam na imagem abaixo:
Perceba que nos momentos em que o IBOVESPA caiu, o dólar futuro (mini dólar) subiu e quando o dólar futuro (mini dólar) caiu o IBOVESPA subiu.
Assim podemos dizer que há uma correlação inversa/negativa entre eles pois ambos tendem a se movimentar em sentidos opostos.
Certo... entendi mas, como isso pode me ajudar nos meus trades?
Por exemplo: digamos que você opere o IBOVESPA futuro (mini índice). Você pode utilizar um outro índice de ações, como no exemplo acima, o Dow Jones futuro como referência de direcionamento, ou seja, como eles possuem correlação direta/positiva quando o Dow Jones subir, o IBOVESPA tende a subir também. Com isso você pode antecipar o movimento do IBOVESPA futuro.
Então isso será sempre assim? Se o Dow Jones cai o IBOVESPA futuro também irá cair?
Não necessariamente. Um detalhe importante, e que faz toda a diferença: quando trabalhamos com correlação o período que está sendo utilizado deve ser levado em consideração pois, ao longo do tempo, essa correlação pode mudar. No nosso exemplo entre o IBOVESPA e o Dow Jones, o período utilizado é de 02/01/2019 a 15/01/2021.
Para encontrarmos o tipo de correlação existente entre instrumentos financeiros, podemos utilizar o método visual como foi feito acima. Mas existe um método estatístico (fórmula) de onde podemos retirar muito mais informações importantes.
Por hoje é isso!
No próximo artigo, veremos como o Excel pode nos ajudar com essa tarefa.
De profissionais para profissionais. A maior e mais desejada mesa proprietária do Brasil.